
Itiúba tem economia baseada no setor primário, especificamente na agropecuária. Mas o desenvolvimento do setor é bastante prejudicado devido à estiagem prolongada, que tem causado irregularidade nas safras agrícolas e redução dos rebanhos.
Complementarmente, o baixo volume d'água do açude do rio Jacurici impossibilita a continuidade do sistema de irrigação, anteriormente desenvolvido, faltam incentivos públicos para o setor, o produtor rural conta com pouco apoio técnico e utiliza-se de meios rudimentares para a utilização das terras,provocando o baixo rendimento da sua produção. Em conjunto, estes fatores limitam o aproveitamento do potencial agrícola do Município e prevalece uma situação de pobreza da população, sem opções de trabalho e com renda bastante reduzida.
O setor secundário é incipiente e gera poucos benefícios para a economia municipal. Já o setor terciário reúne a maioria das empresas, com destaque para o segmento varejista. No entanto, o declínio da atividade primária causa impactos diretos sobre o comércio local, que aliados aos problemas econômicos a nível nacional enfraquecem o setor.
Aspectos Econômicos